Vai comprar casa em Curitiba, está em busca de casas para alugar em Curitiba para sair do “ninho” dos pais, ou está de casamento marcado e não faz ideia por onde começar a lista de compras? Calma, nós vamos te dar aquele ajudinha que faltava. É bem natural quando estamos saindo de casa pela primeira vez não fazer a mínima ideia do que incluir na lista de chá de panela, ou de novas aquisições.
Ir às compras com uma listinha bem definida é uma “mão na roda”, principalmente para evitar gastos desnecessários, ou ainda, imagine lembrar daquela colher de pau que seria super útil bem no meio de uma receita e descobrir que faltou a dita cuja. Não dá não é? Então primeiramente vamos tirar algumas dúvidas a respeito dos famosos “chás”, que querendo ou não, são bem úteis e a gente ganha muita coisa de amigos e familiares.
Chá de Panela, Chá de Casa Nova ou Chá-Bar?
São tantos chás hoje em dia que fica até difícil saber o que cada um significa ou o que colocar numa lista de presentes, caso seja essa a sua opção. Normalmente as noivas optam pelo tal “chá de panela” para ganhar aqueles utensílios de cozinha, que vão desde as colheres de pau a panelas, panos de prato e até coisas para a lavanderia.
Já o Chá de Casa Nova é mais abrangente e não se restringe somente a quem está de casamento marcado. Ele serve também para quem está de mudança, seja de casa, de cidade ou até mesmo de país. Aí a lista inclui toda a parte de cozinha, cama, mesa, banho, objetos de decoração e afins. É literalmente uma ajudinha extra para renovar a casa nova, como o próprio nome já sugere.
O tal do Chá-Bar também é bem comum para casais de noivos, mas há aqueles que querem inaugurar o cantinho do churrasco com itens novos, e usam o chá-bar para ganhar taças, copos, itens ligados ao preparo de drinks e bebidas em geral, e itens de churrasco. De um modo bem resumido, essas são as diferenças. Aí vai das suas necessidades (e gostos) decidir o que fazer ou não.
Como definir a lista de compras para a casa nova?
A primeira vista pode ser algo meio difícil, mas acredite, é uma delícia escolher até mesmo os detalhes da cozinha nova, principalmente para os cozinheiros de plantão. Em primeiro lugar, você tem que pensar no tamanho dos seus armários, pois não adianta nada comprar um mundo de coisas, mas por fim não ter espaço para guardar tudo que comprou ou ganhou.
Depois, o segundo passo importante é pensar na rotina de quem viverá na casa. Quantas pessoas irão morar com você, se gostam de cozinhar, hábitos pessoais, e etc. Não parece, mas isso interfere bastante na lista. E é legal pensar até mesmo nas cores dos objetos (cor de rosa, por favor!), pois nada mais bonito que uma casa organizada e em harmonia até mesmo nos mínimos detalhes.
Sem falar que há objetos e utensílios que as vezes não cabem nas gavetas e armários, e acabam ficando a mostra. Por isso, é importante definir o estilo da decoração também. Nós separamos os principais itens de cama, mesa, banho e cozinha. Pegue papel e caneta e anote!
Itens para a cozinha
- Abridor de Garrafa Elétrico / Manual
- Abridor de lata
- Açucareiro
- Afiador de facas
- Assadeira de vidro
- Bowl para salada
- Coador / Peneira
- Copo medidor
- Colher para Sorvete
- Concha / Escumadeira
- Copos de cerveja, água, caipirinha, Whisky
- Cortador de pizza
- Escorredor de macarrão
- Escorredor de louça
- Espátula de silicone
- Espremedor de alho / batata
- Jogo de facas para cozinha
- Formas de gelo
- Frigideiras (vários tamanhos)
- Garrafa de vidro para água
- Jogo de panelas para o dia a dia
- Chaleira convencional
- Panela de pressão
- Bule
- Fervedor
- Luva térmica
- Pegadores para salada/ macarrão
- Colher para arroz
- Potes de plástico/ vidro
- Forma de alumínio
- Porta-detergente
- Jogo de sobremesa
- Aparelho de Jantar
- Jogo de Chá
- Porta-frios
- Ralador
- Descascador de alimentos
- Taças de vinho e espumante
- Talheres
- Tesoura para cozinha
- Porta-temperos
- Petisqueira
- Moedor de pimenta
- Separador de ovos
- Cortador de pizza
- Jarra
- Colher de pau
- Bandeja
- Garrafa Térmica
Área de Serviço
- Bacia
- Balde
- Vassoura
- Rodo
- Panos de limpeza (chão e flanelinhas)
- Escova para roupas
- Pá de Lixo
- Grampos para roupas
- Tábua de passar
- Cabides
- Cesto para roupas sujas
- Lixeiras
- Porta-sabão
- Cestos multiuso/ Organizadores
- Borrifador
Banho
- Toalhas de rosto e banho
- Toalha para piso
- Roupões
- Kit Banheiro (Porta-sabonete, Escovas)
- Roupões
Cama
- Jogo de lençóis
- Colcha/ Cobre-Leito
- Edredon
- Capas para colchão e travesseiros
- Almofadas
- Travesseiros
- Tapetes para beira de cama
Mesa
- Toalha de Mesa
- Descanso de panela
- Galheteiro
- Guardanapos
- Jogo Americano
- Caminho de mesa
E você pode ainda acrescentar outros itens como porta-mantimentos, latas, saleiros divertidos, entre outros objetos que ajudam nas tarefas do dia a dia e ainda deixam a decoração mais bonita.
E os eletros e demais objetos de decoração, como escolher?
Definir o estilo da mobília é o primeiro passo para definir até mesmo os eletrodomésticos. Porém, uma dica excelente, principalmente para quem vai morar em apartamentos, kitnets, ou está pesquisando casas em condomínio fechado à venda (cujos projetos arquitetônicos não são definidos pelos futuros moradores), é já ter em mente quais os modelos de eletro serão adquiridos. Isso é bem importante, ainda mais se forem optar pelos móveis planejados, pois é mais fácil adequar os móveis a esses itens do que o contrário.
Sem falar também que na hora de decorar há milhares de tipos de peças decorativas e estilos: rústico, vintage, clássico, moderno, minimalista… Então, sente com seus familiares e já pensem nisso. Vamos colocar alguns exemplos também para você se inspirar.
Estilo Retrô
Se caracteriza por inspirar-se em objetos e móveis antigos, mas são novos. Financeiramente falando, os eletros desse estilo são um pouco mais caros, justamente pelo fato de que seu design normalmente é diferenciado e alguns objetos levam assinatura de profissionais e marcas de renome.
Estilo Rústico
O estilo de decoração rústica lembra muito as casas de fazenda, pois mostram bem os detalhes da madeira, couro, as paredes muitas vezes deixam os tijolos a mostra, dando mais charme e personalidade à decoração. Aqui a natureza está presente em quase todos os detalhes.
Clássica
Móveis robustos, peças decorativas bem elaboradas, tecidos e tapetes confeccionados com materiais mais nobres e até mesmo as cores do ambiente são mais sofisticados. Por mais que algumas peças sejam modernas, o conjunto em si pende para o luxo. Destaque também para lustres, plantas e obras de arte.
Moderno
As decorações modernas unem a tecnologia com o minimalismo, em alguns casos. As cores são usadas com todo o cuidado, e todo o resto do ambiente combina com design e funcionalismo. Reúne tendências do mundo da decoração e arquitetura tanto no mobiliário quanto nos eletros.
Curtiu as dicas? Aproveite para compartilhar e deixar seu comentário.
2 Comments on “De casa nova: utensílios que não podem faltar na lista de compras”