Confira dicas para emagrecer com saúde e preparar o corpo para o verão.
A maioria dos indivíduos acima do peso quer atingir rapidamente o “corpo dos sonhos” e recorre a dietas e fórmulas milagrosas.
Isso pode não só comprometer o estado geral de saúde, mas produzir resultados diferentes do esperado.
Perca peso de forma saudável seguindo religiosamente os conselhos de especialistas, além de criar novos hábitos para que o cenário não se repita.
Além de questões estéticas, manter-se dentro do seu peso ideal é um dos requisitos para ter uma melhor qualidade de vida.
Confira dicas para conseguir emagrecer com mais saúde
O corpo é uma máquina que funciona perfeitamente quando está em equilíbrio.
Então, é necessário mantê-lo nutrido e comer todas as refeições, regular e criar uma nova rotina.
Para o corpo, em outras palavras, é comer regularmente.
Esta é uma maneira de “dizer” ao cérebro que o corpo pode queimar gordura — evitando um déficit calórico, bem como acelerando o metabolismo.
É bom ter uma rotina com um horário correto para comer, bem como comer em média a cada três horas. Isto também contribui para o emagrecimento.
Quando você faz suas refeições no mesmo horário todos os dias, isso ajuda a diminuir a probabilidade de sentir fome no limite a qualquer hora do dia ou antes de dormir, por exemplo.
Uma dica é você fazer uso de algum tipo de inibidor de apetite natural. Isto vai te ajudar a não sentir fome entre as refeições.
E se acontecer de você sentir fome de vez em quando entre as refeições, é aconselhável optar por lanches mais saudáveis, como amêndoas sem sal, frutas, iogurte natural, amendoim, avelãs, entre outros.
Opte por alimentos naturais
Biscoitos, chocolates, salgadinhos e alimentos ultra processados podem definitivamente ser substituídos por frutas, vegetais, grãos integrais e nozes.
As fibras e a grande variedade de vitaminas fornecidas por frutas, vegetais e verduras atendem na maioria dos casos às necessidades do corpo.
Outros benefícios são ganhos indiretos: melhor pele, unhas e aumento de energia. Macarrão integral, pão e arroz são mais ricos em fibras, portanto, melhores para a saúde intestinal.
Com o consumo de água adequada diariamente, as fibras ajudam na limpeza do corpo e, portanto, acaba-se com a sensação constante de inchaço que tortura muitas pessoas.
Nozes como nozes, castanhas, pistaches, avelãs, entre outras, também são muito boas contra várias doenças cardiovasculares e infecções porque aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL), facilitando a circulação do sangue pelas artérias e, por sua vez, promovendo ótima saúde e bem-estar.
O número de macro e micronutrientes, vitaminas e minerais que uma pessoa precisa é influenciado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e o mesmo vale para aqueles que desejam perder peso de forma saudável.
A perda rápida de peso pode ser muito prejudicial porque o corpo ficará desequilibrado e sem essas fontes de energia.
Seja para criar uma dieta personalizada ou apenas garantir que seu menu seja equilibrado, você deve sempre falar com um nutricionista e nutricionistas e fazer um acompanhamento. Peso não é tudo e não significa necessariamente saúde.
Uma dessas evidências para esse fato é que pessoas magras nem sempre são saudáveis, pois podem ter distúrbios alimentares (como anorexia e bulimia).
Outra dica para emagrecer com saúde é praticar alguma atividade física ou exercícios
Isso porque, por meio do envolvimento em atividades, muitos quilos podem ser perdidos, músculos serão tonificados, o que por sua vez contribui para o tratamento do estresse e da depressão.
Subir ou descer escadas, caminhar ou ir à academia pelo menos três vezes por semana ajuda a queimar calorias.
A atividade ou exercício deve ser adequado para cada perfil e o nível de intensidade para evitar lesões.
Leia também: Dicas para melhorar sua saúde
Beba bastante água
O consumo de água deve ser aumentado ao longo do dia. Ela auxilia na absorção de nutrientes, transportando vitaminas pelo corpo e desempenhando um papel vital na manutenção das atividades metabólicas.
Por exemplo, consumir muitas fibras e não tomar água pode ter o efeito inverso, levando a essa sensação de inchaço. A recomendação geral para um adulto é tomar cerca de 2 litros de água por dia.
A água por si só não faz perder peso, mas ajuda na estratégia de emagrecimento.